quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O meu filme francês favorito ...

... É o filme, " Le Fabuleux Destin D' Amélie Poulain " (2001), realizado por Jean-Pierre Jeunet. É uma comédia romântica que não tem só cenas divertidas, mas também, outras mais tristes e nostálgicas. O que me fascina, neste filme, é o modo como se entrecruzam o sonho e a fantasia com a vida real. Este filme ganhou vários prémios, tendo recebido também várias indicações em diferentes categorias. Para quem ainda não o conhece, aqui fica um resumo :
É a história de Amélie, uma menina que passa a sua infância isolada das outras crianças, pois o seu pai, médico, acha que ela tem uma anomalia no coração, porque este bate muito rápido durante os exames mensais que ele lhe faz. O que se passa é que Amélie fica nervosa com este raro contacto com o pai - que é um homem distante de si - e é por isso que o seu coração bate mais rápido do que o normal. Por esse motivo é que os seus pais privam a filha de frequentar a escola e de se relacionar com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a educa até falecer. A sua infância e a morte inesperada da sua mãe acabam por influenciar o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo na idade adulta.
Quando chega à maioridade, a jovem deixa o subúrbio para se fixar no bairro parisiense de Montmartre. Aí começa a trabalhar como empregada de café. Certo dia encontra, na casa de banho do seu apartamento, uma caixinha com brinquedos e pequenas figuras pertencentes ao antigo morador do apartamento. Então decide procurá-lo e entregar a caixinha ao seu dono, Dominique. Quando o encontra, ele chora de emoção ao recuperar o seu objeto ; Amélie fica impressionada com essa reação e altera a visão que tinha do mundo.
É a partir daí que a jovem se empenha na realização de pequenos gestos para ajudar e tornar mais felizes as pessoas com quem se relaciona socialmente. Ela ganha um novo sentido para a sua existência. E é numa dessas pequenas grandes ações que ela encontra um homem. O seu destino mudará para sempre.










  

1 comentário:

  1. Também adoro este filme! História fantástica.
    Utilizo muitas vezes o início (la scène du poisson) para abordar tempos verbais.

    ResponderEliminar